Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

FC Porto: regresso ao passado

Eu sou do tempo em que nada se ganhava.
Eu passei pelo tempo em que finalmente alguém gritou contra o sistema. Sim , o sistema tem e sempre terá um nome: benfica de lisboa! 
Nesse mesmo tempo criaram-se condições para termos grandes equipas de futebol e conseguir grandes triunfos contra tudo e contra todos.
Eu sou do tempo em que os adversários temiam o FC Porto. Em casa ou fora, ficavam todos a tremer. Hoje, qualquer Feirense ou Famalicão já nos ganha e até gritam olés!
Hoje qualquer equipinha de meia tijela, perdendo, diz que o FC Porto passou o tempo a queimar o jogo.
Hoje, a outrora fortaleza do Dragão, temida em toda a Europa, é uma paliçada onde assistimos os adversários a gritarem com os árbitros, a atirarem-se para o chão, a fazerem todo o tipo de faltas sem penalização, que sendo do lado do FC Porto  logo dão amarelo, senão vermelho.
Hoje, vemos equipas de lisboa a distribuírem os lucros arbitrais (sim, aquela afirmação de bruno de carvalho - a da divisão entre os de lisboa- afinal parece ter razão).
Entretanto, aquilo que tão difícil foi conquistar, respeito, orgulho, admiração e cobiça esbate-se a cada jogo que passa.
Hoje eu sou o mesmo. Os amigos ao lado, atrás e à frente na bancada continuam a ser Porto. A sacrificar-se muitas vezes em prol do apoio ao FC Porto
Hoje, os tipos que mandam no Clube, os SAD'istas milionários, não são Porto.
Penso que Pinto da Costa merece uma estátua, merece até o nome no estádio e até mesmo uma pensão vitalícia, mas hoje, não temos Presidente e na SAD temos uma cambada de chulos, onde até o filho do Presidente já arrota postas de pescada e onde já nem no camarote da direcção quase que nem vemos esses ilustres administradores...
Hoje a SAD tem um Presidente silencioso que nem as entrevistas encomendadas à surreal televisão do Clube já despertam atenção e motivação. Temos um qualquer director de comunicação que só serve para segurar o microfone nas conferências de imprensa e permitir que um qualquer panfleto venha dizer que "estamos do mesmo lado" dos encornados lisboetas que um dia nos quiseram aniquilar! . Temos uma tal Antero que passa os jogos sentado no banco a jogar Candy Crush....  
No campo, em três anos apenas um supertaça. Negócios muito$, para os me$mo$. 
Lembro-me de muito sucesso ter sido conseguido pela Liga dos Campeões e do dinheiro que daí vinha e que potenciava esse sucesso, com sorte mas também muito saber. Hoje com acordos com os direitos de televisão perdemos essa vantagem para os nossos INIMIGOS, sim inimigos. 
No campo, hoje em dia, os treinadores são eliminados pela pouca sorte, pela incompetência ou porque sim, porque afinal não temos os jogadores certos ou com a mística de outrora. É inadmissível a prestação de alguns jogadores. Um golo aos 13 segundos? Que estrutura profissional é esta? No campo jornada sim, jornada sim, um ou mais erros arbitrais a penalizar as nossas cores, mas cujo silêncio permitem todo o tipo de vigarices e roubos, todo o tipo de atitudes persecutórias contra o FC Porto. 

CHEGA! NÃO QUERO REGRESSAR AO PASSADO!

2 comentários:

Tambem sou desse tempo. Lembro-me perfeitamente quando ganhamos o primeiro campeonato. Que festa que foi nas Fontainhas. Não quero regressar ao passado. O Presidente não nos defende, o jornal do clube, só diz qualquer coisa depois de tomar o pulso aos bloggs dos adeptos. Somos digidos por Zombies. Todas nos gozam. O Presidente, a SAD, o Director Desportivo, estão todos fora de prazo... Precisamos de uma real alternativa a Pinto da Costa.

 

Eu tenho a sorte de ser contemporâneo da presidência de Pinto da Costa, pelo que nunca tive que passar pelo calvário de nada ganhar.

Vivi sim a época das grandes batalhas, em que tudo era conquistado palmo a palmo, metro a metro, gota a gota de suor. E depois a do domínio indisputado, que nos engordou e aparentemente, quase nos cegou.

Hoje vivo - vivemos uma nova época, que tão bem resume neste post. Mas que não começou há 3 anos atrás, com a chegada de PF e da seca de títulos. Começou bem antes. A diferença? Esses mesmo títulos, que continuaram a entrar no museu e tudo faziam esquecer.

Hoje está tudo a descoberto, sem títulos onde se esconder atrás. E assim se vê que o rei vai nu.

Está mais ou menos claro que ninguém se dispõe a candidatar contra Pinto da Costa.
Pelo menos, nenhum dos habituais candidatos sombra. Não querem ser derrotados, esmagados em eleições. Concentram-se no presente e não têm visão de futuro. Não percebem que mesmo perdendo hoje, ganhariam a simpatia e o respeito de milhares de portistas, e que mantendo-se esta trajectória de declínio, se transformarão em dezenas, centenas de milhares de portistas pouco tempo depois.

Olho à volta e não vejo ninguém. E esse é o nosso maior mal. Mas nem por isso desisto de procurar.

Abraço portista,

LAeB : Do Porto com Amor