Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Histórias judaicas

24 de Janeiro de 1579

Há 434 anos atrás, a União de Utrecht formou uma república protestante na Holanda. O tratado que criou a União garantiu a paz religiosa nos termos do artigo 13. Como consequência disso, os judeus perseguidos de Espanha e de Portugal encontraram na Holanda um lugar de refúgio!


Os sefarditas (os chamados judeus espanhóis) tinham sido expulsos da Espanha e de Portugal anos antes, mas muitos permaneceram na Península Ibérica, praticando o judaísmo em segredo. Quando as províncias holandesas alcançaram a independência os cripto-judeus viram uma oportunidade ideal para voltar a estabelecer-se e praticar sua religião abertamente, e então migraram, principalmente para Amesterdão.


Em 1593 estes judeus "marranos" chegaram a Amsterdão depois de terem sido impedidos de entrar em Middelburg e Haarlem. Esses judeus eram comerciantes importantes e pessoas com grandes habilidades. Eles trabalharam arduamente na causa do povo e contribuíram de forma relevante para a prosperidade do país. Eles tornaram-se defensores acérrimos da Casa de Orange e recebiam protecção em troca. Nessa altura, o comércio da Holanda cresceu e assistiu-se a um período de desenvolvimento, especialmente em Amsterdão, para onde os judeus tinham levado os seus bens e onde eles estabeleceram relações com outros países.


Em particular, as relações entre os holandeses e a América do Sul foram criadas por judeus. Estes contribuíram para a criação da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais em 1621. Os planos ambiciosos dos holandeses para a conquista do Brasil foram levados à pratica através de Francisco Ribeiro, um capitão Português, de quem se diz ter tido relações com os judeus na Holanda. Alguns anos depois, quando os holandeses no Brasil pediram à Holanda por artesãos de todos os tipos, muitos judeus foram para o Brasil; cerca de 600 judeus deixaram Amesterdão, em 1642, acompanhados por dois ilustres estudiosos - Isaac Aboab da Fonseca e Moisés Raphael de Aguilar. Na luta entre a Holanda e Portugal para a posse do Brasil os holandeses foram apoiados pelos judeus...


Como vários países da Europa, também, os judeus de Amesterdão estabeleceram relações comerciais. Em uma carta de 25 de Novembro de 1622, o rei Cristiano IV da Dinamarca convida os judeus de Amsterdão para se estabelecerem em Glückstadt, onde, entre outros privilégios, o livre exercício de sua religião lhes seria assegurado.


Além de comerciantes, havia um grande número de médicos entre os judeus espanhóis em Amsterdão: Samuel Abravanel, David Nieto, Elias Montalto, e da família Bueno, José Bueno foi consultado pela doença do príncipe Maurício (Abril de 1623). Um judeu sefaradita em particular também se destacou durante esse tempo: de nome Benedictus de Spinoza (ou Baruch Spinoza). Ele foi excomungado da comunidade judaica em 1656, depois de promover as suas idéias sobre (a natureza de) Deus em sua famosa obra Ética.


Hoje cerca de 30.000 judeus vivem na Holanda embora pouco menos de 1/3 destes mantêm contacto com alguma instituicao judaica! A Holanda ficou bastante conhecida como aliado dos nazis na Segunda Guerra Mundial e principalmente pela história da pequena Anne Frank através do seu famoso diário...


Een goed weekend voor iedereen ou simplesmente..
Shabat Shalom!!!
tirado daqui

0 comentários: