Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Leixões atinge novo máximo !

LEIXÕES É O MAIOR PORTO EXPORTADOR DE CONTENTORES DO PAÍS

O Porto de Leixões registou em 2012 um aumento de 1,5% no total de mercadorias movimentadas, encerrando o ano com um novo máximo histórico de 16,6 milhões de toneladas. Um crescimento sustentado pelo aumento no volume das exportações realizadas a partir do Porto de Leixões, que registou um crescimento de 23% face ao ano anterior.
Este aumento foi particularmente refletido na carga contentorizada, área onde o Porto de Leixões atingiu também um novo máximo histórico com um total de 633 mil TEU (Twenty-foot Equivalent Unit, a medida standard internacional equivalente a um contentor de 20 pés) movimentados (mais 23% do que em 2011).
Entre os mercados de destino que mais contribuíram para este aumento destacam-se Marrocos, Angola, Argélia e Reino Unido. De salientar que os principais produtos exportados de Leixões foram Ferro / Aço, Produtos Refinados e Aromáticos, Paralelepípedos, Papel e Cartão, Bebidas, Equipamentos e Materiais para a construção civil, entre outros.
Do balanço final de 2012 destaca-se ainda o aumento no setor dos Granéis Agro-Alimentares (+10%).

0 comentários: