Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Notícias do Porto de Leixões

Investimentos em curso vão potenciar crescimento das exportações no porto de Leixões


O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Pedro Reis, visitou dia 14 de Janeiro o Porto de Leixões a convite da Comunidade Portuária de Leixões. Esta visita teve como principal objectivo dar conhecer a evolução do maior porto exportador do país e os principais investimentos, com destaque para a Plataforma Logística e para o Novo Terminal de Contentores do Porto de Leixões.


A Plataforma Logística de Leixões obedece a um modelo polinucleado e localiza-se junto ao Porto de Leixões, com acesso através da VILPL. Contribuirá de uma forma decisiva para desenvolver o Porto de Leixões e transformar a Área Metropolitana do Porto numa plataforma de valor acrescentado de nível ibérico, com condições únicas para a atração e fixação de pólos logísticos e de distribuição, que permitam ancorar novo tráfego para o porto de Leixões e para as comunidades e cadeias logísticas envolventes.

Encontra-se em fase de estudo de viabilidade o projeto de construção do Novo Terminal de Contentores do Porto de Leixões, que contempla a remodelação do Porto de Pesca de Matosinhos. O novo terminal de contentores dará resposta ao crescente porte dos navios e elevará o patamar competitivo de Leixões, reforçando as ligações com o Atlântico Sul e Canal de Panamá e abrindo portas para a entrada no mercado de escalas de tráfego direto ao porto.


Durante a visita, o Presidente do AICEP destacou o excelente desempenho de Leixões que, em 2012, exportou para cerca de 180 países.

0 comentários: