Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Porto de Leixões: 75.613 passageiros em 2012

LEIXÕES COM CRESCIMENTO DE 81% NOS PASSAGEIROS DE CRUZEIROS
PRIMEIRO ANO COMPLETO DE ATIVIDADE DO NOVO CAIS FOI UM ÊXITO



Foram 75.613 os passageiros que entraram pelo Porto de Leixões em 2012, o que correspondeu a um crescimento de 81% face a 2011, ano em que se registaram 41.829 passageiros.

Este aumento do número de passageiros ficou a dever-se ao facto de o Porto de Leixões ter acolhido mais e maiores navios de cruzeiros.
Foram 70 os navios que atracaram em Leixões em 2012, o que correspondeu a um acréscimo de 25% face ao ano anterior, em que 56 navios tinham escalado no Porto. Para além do maior número de navios, a dimensão e capacidade destes cresceu exponencialmente, na ordem dos 80%.
O excecional desempenho do porto de Leixões em movimento de cruzeiros ficou ainda marcado pela receção de seis navios em escalas inaugurais. Tratou-se do emblemático Queen Victoria, das linhas Cunard; do Ventura e Azura, navios de maior dimensão da companhia inglesa P&O; do Celebrity Constellation, da companhia Celebrity Cruises da Royal Caribbean; do navio Marina da norte-americana Oceânia Cruises; e do navio de expedições Kristina Katarina, da Kristina Cruises.
Em 2013 estão já previstas escalas de 67 navios de passageiros, o que corresponderá a 65.000 passageiros e 30.000 tripulantes a passar pelo Porto de Leixões. Apesar de não se prever um crescimento, face à excecionalidade dos resultados do ano que agora encerra, o ano 2013 inscreve-se na curva de crescimento que tem vindo a ser registado desde a abertura do novo cais, e orientado para a consolidação do movimento de cruzeiros em Leixões.
Em 2014, ano em que a nova estação de passageiros de cruzeiros entrará em funcionamento, as previsões são de um novo período de crescimento, concretizando a estratégia desenvolvida pela APDL na afirmação internacional do Porto de Leixões como um porto de cruzeiros.

0 comentários: