Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Cidade do Porto: Sinagoga Kadoorie - Mekor Haim

Sinagoga Kadoorie - Mekor Haim ("Fonte de Vida"), inaugurada em 1938, é a sinagoga e sede da Comunidade Israelita do Porto.


A Comunidade Israelita do Porto foi oficialmente registada no Governo Civil em 1923 pelo capitão Barros Basto que, em 1929, adquiriu um terreno na rua de Guerra Junqueira com o objetivo de aí erguer uma sinagoga. A 13 de novembro de 1929 foi entregue na Câmara Municipal do Porto um requerimento para a obtenção do licenciamento necessário para começar a obra e, poucas semanas mais tarde, foi colocada a primeira pedra e iniciada a construção da sinagoga Mekor Haim. A obra decorreu lentamente, devido aos fundos limitados do seu fundador e da comunidade, apesar do apoio recebido do Comité dos Judeus Hispano-Portugueses, em Londres. A situação alterou-se em 1933. Nesse ano faleceu Laura Kadoorie, esposa do abastado judeu de origem iraquiana Sir Elly Kadoorie. Os filhos quiseram homenagear a sua mãe, descendente de judeus portugu...eses, decidindo apoiar financeiramente a construção da sinagoga do Porto que passou a integrar o nome da família na sua designação.

*** A comunidade judaica do Porto vai ser o tema central do próximo programa "Caminhos da História" no Porto Canal: sexta 29, às 23h00; sábado 30, às 11h30; domingo 31, às 18h00. ***

[Fontes – foto: página "Joel Cleto (oficial)"; texto: Wikipédia]

1 comentários:

A sinagoga judaica do porto é muito importante!