Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Porto d'outrus tempus


Diario da Junta Governativa do Norte de Portugal" de 21 de Janeiro de 1919

Aproveitando a instabilidade gerada pelo assassinato do presidente Sidónio Pais, os monárquicos do Porto proclamaram a restauração da Monarquia a 19 de janeiro de 1919, criando uma Junta Governativa, presidida por Paiva Couceiro.

Ao fim de quase um mês – durante o qual os monárquicos do Norte dominaram a quase totalidade do Minho e Trás-os-Montes, e ainda parte das Beiras –, a revolta caiu a 13 de fevereiro, com a entrada no Porto das tropas fiéis à República.

Durante o período em que durou a chamada "Monarquia do Norte", foram abolidos os símbolos republicanos e provisoriamente restaurados os monárquicos, designadamente, a bandeira, a moeda e, é claro, também a antiga "orthographia". 
[Foto: Clube Filatélico de Portugal]

1 comentários:

...Derrota da Monarquia do Norte e decisiva reimplantação da República, em 1919, através de golpe chefiado pelo Capitão Sarmento Pimentel, como ficou para a história. Mediante acção militar comandada, na verdade, pelos irmãos Sarmentos Pimentéis, o capitão João Sarmento Pimentel, secundado pelo tenente Francisco Sarmento Pimentel. Estes eram oriundos da Casa da Torre, de Rande-Felgueiras (na área da atual vila da Longra), onde nasceu o mais novo, Francisco, e onde viveu toda a sua infância e adolescência o mais velho, João (nascido em Trás-os-Montes, nos Eixes/Suçães-Mirandela, por episódica estada ali de sua mãe, aquando do respetivo parto, em propriedades da família Ferreira Sarmento Pimentel. Os mesmos que, derivada à sua participação e posição políticas, tiveram depois de se ausentar do país, acabando por se fixarem no Brasil, por exílio político, durante a ditadura do Estado Novo de Salazar. Entretanto, o mais novo, Francisco, ainda chegou a ter uma outra ação pública e heróica. tendo sido autor, em 1930, da 1ª Travessia aérea entre Portugal e a então índia portuguesa - sendo por isso condecorado com a Torre e Espada, colar da ordem de Avis e outras distinções, apesar de, devido também á sua posição política de opositor, haver esse raid aéreo sido historicamente ckstucolvidado a nível governamental e esquecido oficialmente...