Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Assim nasce um livro



O processo de criação de um livro vai desde a inspiração do autor, desenvolvendo sua história, trabalhando as personagens, o enredo, revisões da obra, cortes que devem ser feito para as editoras, até chegar a parte de impressão e acabamento. São etapas que muitas vezes, nós leitores, não percebemos. Neste vídeo é possível ver exatamente como é feito o processo de impressão.
O autor precisa ter sua obra em mãos para dar início ao próximo passo, torná-lo acessível através de uma tiragem (quantidade de impressões). É necessário que haja um “esqueleto” de tudo o que será impresso, de modo que na gráfica onde será feito este processo é separada página por página do livro. Para cada página, devem-se organizar todas as letras, agrupando-as para formar todo o texto daquela página, utilizando chapas para que todas as letras fiquem unidas na hora da impressão. Da máquina de impressão são obtidas sequências de páginas por vez, que são impressas na mesma folha, cujo tamanho é de uma cartolina, devendo ser cortadas e agrupadas em ordem numérica, da mesma maneira como irão ser dispostas no livro.
Tanto esse processo de corte das páginas como o de separação das páginas são feitos manualmente. No caso do corte, é necessário o auxílio de uma guilhotina para a maior precisão do trabalho. Depois dessa etapa, o livro se encontra quase pronto, faltando apenas à confecção da capa, que será colada ao livro. Novamente entra o processo manual, o qual é feito com a ajuda de alguns utensílios para marcar precisamente as dobras da capa e para que a colagem seja perfeita. Pronto! Um novo livro nasceu! Desta forma, outros tantos também são feitos para nos proporcionar o prazer da leitura.  [daqui]

0 comentários: