Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Sexta-Feira 13 + Lua Cheia = Lua de Mel

Coincidência rara, lua de mel acontece esta sexta-feira-feira, dia 13

Nos primeiros minutos desta sexta-feira (13), as pessoas que estiverem na parte leste da América do Norte vão assistir a um fenómeno conhecido como lua de mel, que é a coincidência da fase de lua cheia com o período (chamado perigeu) em que ela está mais próxima da Terra - a 362.065 km de distância.

Estas duas circunstâncias vão proporcionar a quem estiver nesta região uma luz com tons de mel mais brilhantes; uma lua mais âmbar que outras luas cheias este ano.
A coincidência da lua cheia com a sexta-feira 13 não é tão invulgar, pois ocorre a cada três anos em média. Mas ter a combinação de uma lua de mel e uma sexta-feira 13 é rara. Aconteceu pela última vez a 13 de Junho de 1919, de acordo com o site de astronomia popular Universe Today, e só vai acontecer de novo a 13 de Junho de 2098.
A parte mais espectacular da chamado lua de mel começa horas antes da meia-noite, devido a uma ilusão de que a lua parece maior no céu quando está perto do horizonte. Quem não estiver na parte leste da América do Norte poderá assistir a este espectáculo astronómico virtualmente, através da transmissão ao vivo feita por um webcast de alta definição pelos telescópios Slooh nas Ilhas Canárias, na costa de África. [daqui]

0 comentários: