Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Misticismo

Padre Fontes transformou o misticismo numa atração turística de Montalegre
O padre Fontes foi o impulsionador do Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes - cuja 30.ª edição se realizou em 2016 -, evento pioneiro que atraiu os olhares do país para Montalegre e transformou o misticismo numa atracção turística.
É o embaixador do Barroso e, ele próprio, tornou-se num dos maiores polos de atracção turística desta região. António Lourenço Fontes é padre, escritor, hoteleiro, é um homem solidário e estudioso das plantas e ervas, emprestou o nome ao Ecomuseu e o seu nome também já é marca de vinho e de um licor com ouro.
"A junção do sagrado e do profano protagonizado por um padre deu mais-valia e chamariz ao congresso. Foi como que a arte de sacralizar o profano e profanar o sagrado", afirma o sacerdote que nasceu em Cambezes do Rio, em 1940.
Em Vilar de Perdizes, o padre construiu um palco ao qual todos são convidados a subir e onde, anualmente, se reúnem cientistas e investigadores, curandeiros, bruxos, videntes, médiuns, astrólogos, tarólogos, massagistas e ervanários, curiosos e turistas.
A primeira edição do evento realizou-se em 1983, numa altura em que as tradições e a medicina popular antiga estavam a cair em desuso devido à concorrência ou oposição da medicina química ou moderna.
Esta era uma terra isolada, onde faltavam os médicos convencionais e, por isso, a população tinha de recorrer à medicina popular para curar as suas doenças. E esta é também uma terra onde tudo parece estar ligado à superstição, à religiosidade e ao paganismo.

0 comentários: