Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Escritório de arquitetcura do Porto vai desenhar nova área urbana na Finlândia


É mais um reconhecimento da qualidade da arquitectura que se faz no Porto: um escritório de jovens arquitectos da cidade venceu o concurso internacional "Aviapolis Urban Blocks", organizado pela cidade de Vantaa, perto de Helsínquia. A proposta para concepção de uma nova área urbana foi desenvolvida em parceria com um gabinete sueco.

Sediado na Avenida da Boavista e com ateliê também em Copenhaga, Dinamarca, o MASS Lab e o escritório Mandaworks, de Estocolmo, venceram com o projeto Where the World Meets Finland o desenho da primeira fase de desenvolvimento de um bairro "vibrante e resiliente" que permita transformar Aviapolis, onde fica o maior aeroporto da Finlândia, num centro culturalmente ativo e ambientalmente sustentável.

Segundo comunicado do colectivo de arquitectos portuense, a proposta "incrementa o potencial" local para "gerar trocas culturais e de formas de viver. Simultaneamente, promove desafios ambientais através de inovadores sistemas colectivos e circulares".

Eficiência de recursos, conexão com o mundo e envolvimento dos residentes locais, com "desenvolvimento de economias circulares e sistemas partilhados", são componentes de um projecto de arquitectura abrangente, para uma área de construção de 240 mil metros quadrados.

Fundado em 2014, o MASS Lab integra a nova geração de arquitectos portugueses que "estão a revitalizar a tradição da Escola do Porto", como afirma o próprio escritório, e a criar novos caminhos de internacionalização da arquitectura portuense. Com uma equipa de 17 criativos, o gabinete foi fundado por antigos alunos da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. [ daqui ]

0 comentários: