Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Provesende: vinhas do Douro - construção de patamares

Provesende, 1 Fevereiro 2018
Paisagismo da Vinhas do Douro
Construção de Patamares

Socalcos tradicionais
As vinhas mais antigas foram plantadas em socalcos tradicionais suportados por muros de pedra de xisto. Estes muros foram construídos à mão nas íngremes encostas e depois preenchidos com terra. Estes socalcos históricos elevam-se pelas encostas rochosas como as escadarias das pirâmides, produto de séculos de trabalho árduo. Classificados como Património Mundial, os socalcos do Douro formam uma das mais inspiradoras paisagens vínicas do mundo.
No final do século XX, o custo de construção destes muros era já proibitivo, não sendo construídos nos dias de hoje.

Patamares
Os patamares são modernos socalcos cortados nas encostas através do uso de equipamentos de terraplanagem. Não são suportados por muros mas sim separados por taludes altos em terra. Observados a uma certa distância ou desde o ar, assemelham-se a gigantescas linhas de contorno. Esta técnica de armação do terreno das vinhas generalizou-se na década de 1980, quando uma grande área das vinhas do Douro foi redesenhada, inclusive alguns dos mortórios, isto é, socalcos que jamais tinham sido replantados após a praga de filoxera da década de 1870.
...






0 comentários: