Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Miúdos do FC Porto fazem história

O FC Porto qualificou-se esta terça-feira pela primeira vez para as meias-finais da Youth League em futebol, ao vencer em casa do Tottenham, por 2-0.

Foto: DR/FC Porto

Oliver Skipp, aos 30 minutos, na própria baliza, e Santiago Irala, aos 40, marcaram os golos dos dragões, no encontro disputado no centro de treinos do Tottenham, em Enfield, Inglaterra.
As meias-finais da Youth League, competição destinada a equipas sub-19, disputam-se a 20 de Abril, em Nyon, na Suíça, onde se joga igualmente a final, quatro dias depois.
Os dragões vão defrontar o vencedor do jogo que esta quarta-feira opõe o Real Madrid ao Chelsea, que venceu duas das quatro edições até agora disputadas.
Na partida desta terça-feira os compactos sub-19 orientados por João Brandão foram muito seguros a defender e pragmáticos e eficazes a chegar ao 2-0, sendo que se tivessem mantido essas qualidades ofensivas na etapa complementar o resultado poderia ser mais volumoso.
Os portistas são a única equipa lusa em prova, depois de o Benfica, duas vezes finalista, ter caído na fase de grupos e o Sporting ter sido afastado pelo campeão Salzburgo, que os azuis e brancos eliminaram na ronda anterior.
Com os quartos de final a disputarem-se em jogo único, sobrepôs-se o poder do colectivo e melhor capacidade lusa de gerir a bola e os ritmos de jogo, perante um adversário possante fisicamente, mas sem a mesma criatividade.
O médio Oliver Skipp, do Tottenham, esteve nos dois golos dos dragões, primeiro a desviar para a baliza o cabeceamento do central Diogo Leite (30 minutos) e depois ao perder a bola na defesa, que permitiu o contra-ataque com golo de Irala (40).
Com sistemas táticos a privilegiar o rigor defensivo, as oportunidades não abundaram, surgindo apenas de remates à entrada da área: o de Maghoma (16), prensado, saiu perto do ângulo, e a resposta de Diogo Bessa forçou Eyoma a ceder canto.
Foi precisamente de canto que os ‘dragões’ chegaram ao golo, com Diogo Leite a ganhar de cabeça e Oliver Skipp, infeliz, a alterar a trajectória, enganando toda a gente (0-1).
Dez minutos depois, Skipp tem um mau início de construção e passa a bola a Madi Queta, que desmarcou logo Santiago Irala que, isolado, fez o 2-0.
Na etapa complementar tempo o Tottenham prescindiu de um defesa para reforçar o ataque, mas nem por isso dominou, com os portugueses sempre a tratar a bola melhor e a disporem mesmo das melhores situações de perigo.
Jogando em pressão alta, o FC Porto não deixou o adversário aproximar-se muitas vezes da baliza, sendo que as reais oportunidades dos britânicos contaram com a ‘ajuda’ do guarda-redes Diogo Costa, que, em lances seguidos, cometeu dois deslizes comprometedores, o segundo dos quais valendo-lhe um colega a salvar sobre a linha de golo.
—————————————————————————————————————————————–
Tottenham Training Centre, cerca de 1000 espectadores.

0-1, Oliver Skipp, 30 minutos (própria baliza).
0-2, Santiago Irala, 40.

Tottenham: Brandon Austin, Tariq Hinds, Tanganga (Duncan, 46), Eyoma, Jamie Reynolds (Brown, 68), George Marsh, Oliver Skipp, Samul Shashoua, Griffiths, Bennetts e Maghoma (Patterson, 46).
(Suplentes: Jonathan De Bie, Brown, Dinzeyi, Lyons-Foster, Patterson, Duncan e Bowden).
Treinador: John McDermott.

FC Porto: Diogo Costa, Diogo Queirós, Pedro Justiniano, Diogo Leite, Diogo Bessa, Paulo Estrela, Rui Pires (João Lameira, 90+1), Romário Baró (Afonso Sousa, 82), Musa, Madi Queta e Santiago Irala (Juior Maleck, 76).
(Suplentes: Ricardo Silva, Fidelis, João Lameira, João Mário, Lopes, Afonso Sousa, Junior Maleck).
Treinador: João Brandão.

Árbitro: Georgi Kabakov (Bulgaria).
Cartões amarelos a Madi Queta (34), Tariq Hinds (47), Diogo Bessa (63), George Marsh (67 e 90+5) e Timothy Eyoma (87).
Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para George Marsh (90+5).

0 comentários: