Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Presidente da Alemanha visita hoje o Porto

O presidente da República Federal da Alemanha, (...) estará hoje no Porto. Inovação, Empreendedorismo e Cultura são eixos do programa que dará a conhecer a Frank-Walter Steinmeier a tradição e o futuro da cidade.

O UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto é o primeiro ponto da visita. Neste polo, o chefe de Estado alemão vai conhecer startups que estão a marcar pontos nas áreas de engenharia aerospacial, energia e desenvolvimento de software, bem como projectos de investigação em curso. Terá ainda a oportunidade de inaugurar a estrutura LOOP, concebida pela startup FAHR 021.1 para o espaço exterior do UPTEC e um marco central das comemorações dos 10 anos deste parque tecnológico.

A convite da Câmara do Porto, Frank-Walter Steinmeier seguirá para a Casa-Museu Guerra Junqueiro onde, juntamente com o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurará a exposição "Encontros", constituída por aguarelas, gravuras e esculturas de Günter Grass. Esta mostra, uma outra forma de ir ao encontro do universo do polémico escritor alemão e Prémio Nobel da Literatura, abre ao público esta sexta-feira.

O presidente alemão seguirá depois para o Palácio da Bolsa, onde será entronizado pela Confraria do Vinho do Porto. À cerimónia sucede-se um almoço no emblemático Salão Árabe, oferecido pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e presidido pelo Chefe de Estado português.

Antes de regressar à Alemanha, Frank-Walter Steinmeier terá ainda a oportunidade de visitar a Igreja de S. Francisco e passear pela Ribeira. [daqui]

0 comentários: